domingo, 3 de abril de 2011

VMWare Fusion: maravilhoso!

Bem, gente. Aqui vai a descrição de mais uma "peleja". Peleja porque eu sou do tipo que adora os brinquedinhos tecnológicos, mas os danadinhos dão trabalho para que consigamos deixá-los "no jeito".
Em Janeiro passado fiquei umas noites para:
  • Reinstalar o MacOs em português no meu MacBook criando mais de uma partição (com Bootcamp);
  • Conseguir instalar o Windows 7 em uma partição (também através do Bootcamp);
  • Rodar infinitos patches da própria Apple para o Windows em MacBook e da Microsoft, é claro, para o Windows. 
Mas o objetivo era instalar o VMWare Fusion. Gente, a VMWare já me encantou com os vários recursos "Enterprise" como o VMotion. E o VMWare Fusion é show demais também. Ele só serve para Macs, e como o próprio nome indica, tem um recurso chamado Unity que permite-nos rodar o MacOs e o Windows ao mesmo tempo, "fundidos" num só! Ele reconhece o Windows instalado na outra partição e a vê como uma VM. Como ele funde, não me perguntem. Mas que funciona, funciona! E você compartilha documentos instalados no Mac e no Windows. E depois ainda instalei mais uma VM com o Ubuntu. Só que com Ubuntu, o Fusion não funde com os demais não. Mas convenhamos, Mac e Windows juntos já é um milagre.

Fato é que agora transito feliz e já super acostumada aos três mundos: MacOs, Windows 7 e Ubuntu, e uso cada um de acordo com minha necessidade.

Os "religiosos por uma tecnologia" que me perdoem, mas eu uso os três mesmo. Fui criada aí no mundo Unix e sou fã da sua robustez. A Apple com seu MacOs também me encanta a cada dia com seus produtos, funcionalidades e possibilidades - e tem sido realmente o que mais uso. E o Windows, por mais que os Mac e Linux maníacos critiquem, é o campeão da universalidade. Ainda tem muita coisa que só roda em Windows. Além disso, como gerente de infraestrutura, acho excelente tudo debaixo do guarda-chuva do Active Directory com suas OUs e Policies.

Então pessoal, feliz sou eu que me viro super bem nos três sistemas operacionais! "Religiosa" agora só ando com a VMWare, por ter criado esse produto tão maravilhoso: o VMWare Fusion.

Obs relevante: Essa brincadeirinha de "Fusion" só funciona com 4GB de RAM no seu Mac. Menos que isso, é perda de tempo. O Windows não roda. Ponto negativo (como sempre) para a Microsoft.

Um comentário:

  1. Algumas verdades: se você usa MacOS você não precisa de linux. O MacOS é baseado no kernel BSD e trata-se de um unix de fato. Tudo o que você faz no linux, faz no MacOS. Você pode obter todos os pacotes que precisar da loja da Apple (emacs, vi, apache, GCC, MySQL...). Se a coisa apertar, basta baixar o GCC e a GLIBC e pronto: ./configure && make all install e você está de boa.

    Outra coisa interessante: VirtualBox. Uso para virtualizar sistemas operacionais que não quero instalar na minha máquina. Funciona maravilhosamente bem com Windows, sem ser necessária nenhuma gambiarra adicional. E você não precisa de uma cacetada de memória para executar o SO. Eu uso o VirtualBox no Ubuntu 64 mas tenho um cliente que o usa no MacOS X em um iMac e vive elogiando o software.

    ResponderExcluir