terça-feira, 26 de junho de 2012

Quem faz acontecer são as pessoas. A tecnologia é secundaria.

Um amigo de um amigo assim desabafou sobre nossa área de TI:

“Eu já estou na fase de não esperar mais nada desta área. Voltei a programar e já estou com o saco cheio.

Outro dia me passaram uma manutenção numa teluxa do mainframe. Simples né? Pois quando olhei aquela porra tomei um susto. A tela mandava mensagens de erro para a impressora do usuário!!!
Isto mesmo. Cada erro do coitado imprimia uma folha com a mensagem para o cara corrigir. Inclusive quando dava certo. Arranquei tudo aquilo e joguei a mensagem na tela, com o sentimento de dever ecológico cumprido. Pois, meu amigo, levei uma comida da analista responsável pois aquilo era questão de auditoria. Não segurei o riso!! Imagine quantos armários o usuário deve ter para armazenar cada mensagem de erro impressa. É claro que o cara jogava tudo no reciclado. No final prevaleceu o meu argumento e o papel foi eliminado. Pra quem já re-estruturou a lógica do solve de veículos e teve que passar noites pensando na lógica de seqüenciamento dos veículos nos “potes” de produção, isto é uma grande bobagem.  
 
O problema são as pessoas, meu amigo, e o grande teatro que virou a área de TI.
 
Agora temos especialistas em tudo e ninguém sabe nada. Por conseqüência, ninguém se compromete com nada.
 
Estou num projeto que na nossa época se fazia com uma equipe de 5 pessoas daquelas comprometidas. Hoje tem o cliente, 4 analistas de desenvolvimento, 5 terceirizados, gerentes de projeto, fabrica de software, 2 analistas de suporte e  3 empresas externas. E a porra não sai!!
 
Imagino esta estrutura comunizando processos e sistemas como fizemos naquela época ou quando implantamos o primeiro sistema Web de captação de pedidos em 1997. A equipe era eu em processos no usuário, a Cristina em sistemas e 3 programadores para fazer o sistema Web. Implantamos em todos os revendedores da empresa usando internet discada pelo IG!!!!
 
Quem faz acontecer são as pessoas. A tecnologia é secundaria.”

Um comentário:

  1. Gostei ... apesar de ser suspeito para falar, porque na verdade sou o amigo do amigo !

    ResponderExcluir