terça-feira, 15 de setembro de 2009

Wikis, blogs, sites... O que usar??

Estou aqui escrevendo neste blog mas ainda sem certeza se devo ou não utilizá-lo. Adoro ferramentas que permitem que façamos nossos próprios sites, wikis, blogs, etc. Mas é difícil encontrar uma na qual encontramos todas as opções desejadas, for free e com performance.

Particularmente, gosto muito de trabalhar com Wikis. Nelas podemos colocar uma série de informações (estruturadas ou não) e a maioria delas possuem opção de pesquisa. Minha ferramenta preferida é a MediaWiki, que é um software wiki escrito em PHP com banco MySQL, originalmente criado para construir a Wikipedia. Ela agora é utilizada por vários projetos da Wikimedia Foundation e por uma série de outros sites/wikis na web.

No meu trabalho instalamos a Media Wiki e a utilizamos como ferramenta de compartilhamento de informações técnicas da área. Todos os profissionais a utilizam. A performance é excelente, a criação de links e publicação é facílima e você pode anexar imagens e pdfs. E ela possui o detalhe mais importante e relevante hoje em dia nos meios corporativos: totalmente free. E olha que há várias empresas que continuam usando e pagando caro pelo Share Point... Mas é importante ressaltar que o Media Wiki precisa ser instalado em um computador / servidor (com Linux, de preferência), disponibilizado na intranet ou internet, ou seja, você precisa de uma infra mínima e conhecimento a respeito para fazê-la funcionar. Se não tiver ou não quiser, pode tentar fazer uma Wiki com várias ferramentas na internet. Eu testei a PBWiki, achei ótima. Mas agora ela foi migrada para PBWorks e me parece que é paga.

Continuando essa análise insana, as Wikis básicas não possuem mecanismos que se assemelham a blogs. Pelo menos para mim, a Wiki dá uma sensação de estruturação e um blog dá a sensação de total desestruturação. Eu sou híper organizada e estruturada. Mas meu namorado (quase marido) tem me feito mergulhar no mundo de sua desorganização e criatividade, e ando achando interessante ver esse lado. Ele tem meu feito achar que a organização reprime a criatividade. Há uns tempos atrás não podia me imaginar falando isso, mas hoje acho que ter essas duas coisas (a estrutura e a falta de estrutura) seria o melhor dos mundos. E alcancei esses dois mundos através do Google.

O Google tem um universo de ferramentas maravilhosas (cá estou no Blogger) e uma delas é o Google Sites. Você paga 10 dólares anualmente para ter um domínio. Daí você pode criar um site estruturado e dentro dele ter um mecanismo de blog, de post. Além disso, você pode adicionar uma série de gadgets, recursos, usar o Google Analitics e o Adsense. E ainda pode criar e gerenciar usuários e contas de email dentro de seu domínio e utilizar todas as ferramentas do Google (Gmail, Docs, Picasa) neste domínio. É show de bola!!Ralei um pouquinho para entender tudo, mas com certeza valeu a pena. Agora só acho que eu não tenho informação e criatividade suficientes e tempo disponível para usar tantos recursos. Então, quando pensei na parte desestruturada, depois te tanto escrever e analisar, voltei para cá, para o blog. O mundo dá voltas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário