domingo, 27 de junho de 2010

IPad 3G com Chip (cortado) da VIVO

Depois de muita espera e muita "peleja", semana passada chegou nosso IPad 3G. A espera foi nossa, a "peleja" foi toda do Mar (obrigada demais, Mar!), pois procurou várias vezes sem sucesso em todas as lojas da Apple em NY e só conseguiu comprar depois de se inscrever numa lista e esperar um bom tempo para buscá-lo. Fora também a "peleja" para conseguirmos alguém para trazer, pois nos períodos que alguém conhecido estava lá, não tinha o IPad disponível para comprar. Mais um agradecimento para a Fernanda Formoso (que tentou trazer e tentou "um amigo" para trazer) e para o Celinho (que por fim foi quem trouxe)!

Antes de decidirmos pelo 3G, já havíamos pesquisado se o 3G funcionaria aqui, não só pelo 3G em si, mas também porque o chip utilizado é diferente do que usamos, é um chip menor, denominado Micro-SIM.
A primeira reportagem que lemos a respeito foi no MacWorld Brasil, quando Marcelo Tripoli reportou que cortou o chip da VIVO e utilizou o 3G no IPad. Depois apareceram outros posts na web falando sobre isso e decidimos então por comprar IPad com o 3G mesmo.

Já com o IPad em mãos, uma questão que surgiu foi que observamos nas fotos e vídeos na internet que os chips da VIVO utilizados (de SP) tem uma área de contato menor que os de BH.
Li no Plantão Info e na Mac Magazine que a VIVO já estaria comercializando os micro-SIMs para seus clientes e que o procedimento seria apenas ligar no *8486 (CallCenter), se cadastrar e receber o chip em casa. Sou cliente da VIVO e a primeira coisa que fiz foi ligar. Como a VIVO de Minas ainda está na estrutura da antiga Telemig Celular, ninguém soube me dar nenhuma informação a respeito. Tentei com três atendentes e eu estava mais informada que todos eles. Cheguei ao ponto de pedir que então me transferissem para a VIVO-SP e pasmem: o atendimento da VIVO-MG não consegue transferir o cliente para o atendimento da VIVO-SP.

Depois de quase 9 anos na Telemig/VIVO, tenho vários amigos que ainda trabalham lá. Mas realmente não me sinto confortável de ficar ligando para pedir ajuda com as dificuldades que tenho. Queria resolver tudo pelos canais normais. Nesse caso não teve jeito. Liguei para um deles e ele me disse que já tinha observado que em SP os chips tem essa área de contato menor e que teria comprado um chip (não o micro-SIM) com essa área de contato menor na loja do Pátio Savassi. Então lá fomos nós para o Pátio Savassi e novamente, nada. Os atendentes nem sabiam que há chips com área de contato menor, muito menos micro-SIMs. Decidimos então passar na loja da Oi. Lá os atendentes não sabiam nada de nada, nem sabiam o que era IPad. Já no posto da Claro eles já estavam bem informados sobre tudo, mas confessaram que, como eu, um cliente deles os procurou e foi através dele que souberam de todos esses detalhes. De qualquer forma, também não tinham o chip com menor área de contato.

Chegamos frustados em casa e fui procurar algo no site da VIVO de SP, pois no da VIVO MG eu já havia procurado e não havia encontrado. Por fim achei no VIVO Blog um post que falava o que eu já sabia, que o procedimento era ligar no *8486.

Por fim cansamos e decidimos cortar o chip que tínhamos (tamanho normal com área de contato grande). O recorte para ficar do tamanho do micro-SIM é praticamente a área de contato toda do chip. Fomos em frente, se desse errado, compraríamos novo chip.

Gu cortou, colocamos no IPad e deu certo! A única coisa que foi preciso fazer foi configurar a APN da VIVO:
- Settings 
   - Cellular Data 
      - Cellular Data: ON 
      - Data Roaming Off
      - APN Settings 
         - APN: zap.vivo.com.br 
         - Username: vivo 
         - Password: vivo.

Fim da novela. Aí está nosso IPad, com 3G da VIVO funcionamente mais que perfeitamente (com chip antigo cortado) e com uma linda foto de NY na tela de lock em homenagem ao Marcelo (que propiciou-nos ter esse lindo brinquedinho tecnológico)!


13 comentários:

  1. Vc salvou a minha vida!!! Cortei o chip e o bixinho nao tava funcionando. Digo, agora depois de suas dicas, ta ok!!!!

    ResponderExcluir
  2. mto obrigado pela dica... ajudou mto!!
    eu não sabia que era necessario configurar o APN..

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada! Vc salvou nossa vida também!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela ajuda nas configurações de APN.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu já fiz tudo isso e não deu certo! Com essas informações no APN settings, tento entrar na internet e diz PDP authentic failure. Você tem alguma ideia do que fazer?
    Obrigada pela atenção =)

    ResponderExcluir
  6. Caramba!!!! Realmente me salvou no último minuto!!!!! Tava quase jogando o chip fora, com os 25 reais que tinha comprado. Valeu mesmo !!!!!

    ResponderExcluir
  7. Cara Fernanda. Impressionante teu post. Ele revela o quanto estamos reféns de estratégias de marketing poderosas p/ vender - só vender. pq depois com o brinquedo na mão começa o martírio.
    Parabéns, agora me sinto mais encorajado p/ adquirir um iPad q será importante p/ meu trabalho.
    Um abraço Marcos RS

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela diga, foi de grande valia. Agora tenho meu iPad na internet... O chip eu já tinha cortado pois adquirir um cortador de chip... é ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, como acontece com todos, sabemos mais que os atendentes das operadoras e temos que dar nossas soluções. Obrigado pela configuração da APN, pois liguei para a VIVO perguntando a configuração da APN e ninguem sabia o quer seria isso ...

    ResponderExcluir
  10. realmente a vivo tem que configurar o apn, o que não acontece com a tim, basta inserir o sim cortado, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  11. Perfeito...

    Só não funcionou de primeira.. pq não coloquei o (.) na senha

    ResponderExcluir
  12. como voce conseguiu? o meu 3g da vivo o cartão é maior que o do ipad ja cortei e mesmo assim não encaixou no ipad =(

    ResponderExcluir