segunda-feira, 7 de junho de 2010

Organize-se

O maior desafio para mim nos últimos tempos tem sido uma tarefa que eu tirava de letra, e agora, com o casamento, estou com uma dificuldade enorme: ORGANIZAÇÃO.

Eu sempre fui uma pessoa organizada e desapegada e sempre consegui manter minha vida, meu trabalho e minha casa em ordem. Com o casamento, a minha casa saiu do controle. Pedimos à maioria dos amigos que nos presenteassem com dinheiro (para nos ajudar na lua de mel) e assim aconteceu. Mas muitas pessoas ainda nos deram presentes. É lógico que gostamos de ganhar presentes, mas foram muitos! E me vi na situação de ter mais coisas que realmente necessito, além de não ter espaço suficiente em casa para guardá-las. O lado bom foi que me obrigou a fazer uma renovação, me desfazendo de tudo que era "velho". Minha família em Boa Esperança fez a festa! Mas ainda não consegui lugar para guardar tudo e agora tenho aquele famoso "quarto da bagunça". Minha última tentativa agora é fazer um mais um armário para guardar a coiseira e ainda ver se sobra espaço para acomodar as coisas do meu Lindo, que também não fala muito bem essa língua "organização".

Sobre esse assunto, há um livro cujo prefácio resume todo o meu sentimento e objetivos a respeito, que transcrevo a seguir. O livro se chama "Chega de Bagunça. Organize-se." As autoras são Cristina Maria Tancredi da Fonseca e Maria Bernadete Tancredi Mininel.

"Quando falamos de organização, devemos ter em mente que organizar significa promover o bem-estar de cada um, ou melhor, buscar o nosso bem-estar e depois promover o bem-estar de todos os que convivem conosco, seja na casa onde moramos, no nosso trabalho, na escola ou qualquer outro lugar que dividimos com outras pessoas.
A organização implica priorizar e valorizar a coisa certa.
Devemos dar o devido valor a certas coisas que muitas vezes menosprezamos ou superestimamos em nossas vidas.
Organização é renovação, melhorando a maneira de viver.
Quando realmente não usamos um objeto ou uma roupa e os guardamos por muito tempo em um armário, há neste local uma concentração de energias estagnadas, ou melhor, energias negativas. Devemos nos desfazer daquilo que não nos interessa mais e do que é inútil para nós. É preciso fazer fluir energias positivas, livrando-se do que está parado, colocando em movimento tudo o que está guardado há muito tempo.
Isso é renovação de energias. Transformar o que é energia negativa (estagnada) em energia positiva (movimento).
O primeiro passo para uma organização é se desfazer de tudo o que realmente não se usa, não se quer ou que esteja atrapalhando um determinado lugar. Aproveite esse moment para treinar o desapego das coisas materiais, pois sabemos que todos nós encontramos muitas dificuldades em nos desfazermos daquilo que nos pertence, mesmo que não utilizemos mais.
Lembre-se de que uma peça que sai dá lugar para uma nova. Há também a possibilidade de se ajudar outras pessoas fazendo uma doação, pois o que é supérfluo para você será de grande uso e serventia para outra pessoa.
A organização externa, na maioria das vezes, revela a ordem interna da pessoa. Quando existe muita¨ bagunça¨ na casa percebemos que a nossa vida se encontra também em desordem. A harmonia do ambiente promove o bem-estar interior das pessoas.
Então comece já a se organizar, dedicando alguns minutinhos do seu dia para alguma tarefa de arrumação. Quanto mais organizado for, sobrará mais tempo para se dedicar a você, a seus amigos e a sua família."

Nenhum comentário:

Postar um comentário